Buscapé

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A Benção dos Bons Filhos

Graça e Paz!

Queridos no último domingo tive um dia abençoado, um almoço em família com a presença do meu sogro que é pastor e como sempre ele nos dá uma palavra de Fé, de Esperança, enfim uma palavra de Deus.
aproveitei para aprofundar o estudo e gostaria de compartilhar com vocês, abram o seu coração e leiam:

Muitas famílias não são felizes, e a causa não é a falta de dinheiro, não é a falta de saúde, nem de casa própria, nem de carro ou coisas assim. Muitas pessoas vivem mal hoje, porque não foram bons filhos.
O primeiro mandamento de Deus, com promessa, está em Dt 5.16: “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o SENHOR, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá”.
Esta é a ordem de Deus: que honremos nossos pais.E a promessa é que, fazendo assim, teremos uma vida longa e iremos bem nela.
Agora, entenda o que significa “honrar”.
Muitas pessoas acham que só é possível honrar um pai que é amoroso ou uma mãe que é carinhosa e compreensiva. No entanto, não é bem assim.

Geralmente as pessoas fazem uma confusão com esse mandamento. Isso acontece principalmente com relação ao verbo que inicia o versículo: “honrar”.
Deus ordena que honremos nossos pais; e para ficar bem claro, sem que haja dúvidas, Deus discriminou tanto um quanto o outro, Ele disse: “Honra teu pai e tua mãe”.
Muita gente confunde honrar com amar, ou com admirar, ou com bajular.
Então, vamos primeiro entender o significado dessa palavra. O dicionário explica que honrar significa estimar, respeitar, acatar... em nenhum momento diz que é amar, admirar ou bajular, mas: estimar, respeitar, acatar – é isso que significa honrar!
Aqueles que não honram seus pais tem sempre algumas desculpas. 

As mais comuns são:

“Meus pais não são crentes. Eu não acato ou respeito a eles, porque eles não são crentes”.
Ora, você não pode acrescentar nada à Palavra de Deus! Você não pode ler o mandamento dessa maneira: “Honra teu pai e tua mãe que são fiéis a Deus”.
A Bíblia não condiciona o honrar à condição espiritual dos pais. Se você é crente, então você deve honrar e obedecer sempre. E isso, mesmo que seus pais não sejam crentes.
Aí podemos ouvir a seguinte pergunta: “E se meus pais me mandarem fazer algo imoral ou alguma coisa que vá fazer mal à minha saúde?” ...Bom, nesse caso, veja o que o apóstolo Paulo diz: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo”.
Obedecer aos pais no Senhor quer dizer: obedecer em tudo que não vá contra a Palavra do Senhor.
Sendo assim, se os pais ordenarem algo que esteja em desacordo com os mandamentos de Deus, não é para ser feito. Isso engloba os Dez Mandamentos: não matar, não furtar, não adorar outros deuses e também a lei dos homens.
Então, caso os pais estejam totalmente distantes de Deus, os filhos não devem obedecer a eles naquilo que é ilegal. No entanto, mesmo assim, ainda lhes devem honra.
Uma segunda desculpa comum dada por aqueles que não honram os pais é: “Meu pai é ausente, ele não me ama. Só consigo ter carinho pela minha mãe”. 
Mas preste atenção: o mandamento de Deus deixa bem claro que os dois, pai e mãe, devem ser honrados.
Mesmo se o seu pai abandonou você, ele continua merecendo a honra, isto é: o seu respeito e estima.
Uma outra desculpa pra não honrar os pais é essa: “Minha mãe me maltratou quando eu era criança, e não consigo perdoá-la”.

Bom, nesse caso, surge algo mais grave. Não liberar perdão, guardar rancor, adoece o corpo e a alma. É importante perdoar.
O fato é que até um pai ou uma mãe cruel merecem ser honrados, pelo simples fato de serem nossos pais.
A maioria dos filhos poderia encontrar desculpas para não obedecer ao mandamento de Deus, mas o Senhor deixa bem claro que o mandamento é para os filhos.Se somos filhos de Deus, crentes de verdade, irmãos, vamos obedecer a Deus e honrar nossos pais – sejam eles como forem. Amém?
E o melhor de tudo é que Deus acrescenta uma promessa, uma maravilhosa promessa ao mandamento: a promessa de vinda longa e próspera (talvez Deus tenha feito isso justamente para animar aqueles que têm dificuldades com os pais).

Amado, mesmo que você não encontre em seus pais motivos para admirá-los, honre-os! Essa é a vontade de Deus (quem sabe, fazendo assim, através de você, Deus transforme a vida deles?)!


Pratique o princípio da obediência – honrar os pais é um mandamento do Senhor.

Se não cumprimos esse mandamento, estamos desobedecendo a Deus. E a desobediência nos afasta de Deus!